Massengele satisfeita com o aumento da taxa de escolarização da rapariga

 



A Governadora da provincia do Niassa, Elina Judite Massengele, dirigiu a celebração do 31 de Julho, Dia da Mulher Pan Africana que se assinala, sob lema “Mulher, conhecimento, força e paz acelerando a implementação do comércio livre continental ".


"Este lema nos desafia para a continuidade do esforço para o aumento e retenção das raparigas nos várias níveis de ensino, pois só através do conhecimento que poderemos continuar a empoderar a mulher e a rapariga. Daí, a nossa satisfação com o resultado que temos alcançado neste combate para o empoderamento da mulher e da rapariga, a título de exemplo, na educação, houve um aumento da taxa líquida de escolarização da rapariga no ensino primário e no emprego, há cada vez mais mulheres em todos sectores fazendo actividades que anteriormente eram consideradas masculinas", disse a governadora no seu discurso de ocasião.


Num outro desenvolvimento, a dirigente afirmou que apesar dos grandes progressos, há muitos desafios que ainda persistem para o empoderamento sócio-económico no que tange a desigualdade de género e a violência contra a mulher e a apariga.


A terminar, a dirigente, em nome do Conselho Executivo Provincial do Niassa, assumiu o seu compromisso de continuar o seu envolvimento activo para a diminuição da taxa de analfabetismo entre as mulheres, especialmente em zonas rurais; da mortalidade materna; da vulnerabilidade à infecção pelo HIV SIDA; e da violência baseada no gênero, aliados ao impacto da pobreza na descriminação das mulheres.


A entrega de enxovais aos primeiros bebés nascidos no dia e a deposição de flores na praça dos heróis moçambicanos, marcaram a festividade do dia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM