Comunidade de Lugenda recebe valor de conversão da quota comunitária

 




O Administrador do Distrito de Mecula em Niassa, António Joaquim Paulo, dirigiu nesta terça-feira, a cerimónia de entrega de 253.000,00MT (Duzentos, Cinquenta e Três Mil Meticais), resultantes da conversão (venda) de 2 búfalos da quota comunitária de 2022. A acção foi concretizada pelo Operador turístico LUWIRE (Lugenda Wildlife Reserve).


O dirigente máximo do Distrito, dirigindo-se aos presentes, repisou que o valor recebido era resultante da quota comunitária de 2022, atribuída àquele Comité de Gestão de Recursos Naturais pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC). Entretanto, Paulo não ficou satisfeito pelo que ouviu do relatório do Comité apresentado na ocasião, por nele não constarem actividades realizadas que concorressem com a mitigação do conflito Homem-Fauna Bravia, atendendo que Lugenda (Mussoma) é a comunidade do Distrito com mais ocorrências de conflitos. Também disse não estar clara a forma como foram usados valores cedidos nos anos anteriores, assim como não clareza dos benefícios obtidos pela comunidade.  


No seguimento da sua intervenção, referiu que com os valores que o Comité tem recebido, não se justifica que haja muitas fontes de água avariadas, às vezes por simples falta de borracha (sola).


Por outro lado, reconheceu e agradeceu o Operador da LUWIRE pelo apoio que tem prestado àquela comunidade, de onde se destaca as obras de reabilitação de Salas de aulas, Centro de Saúde, bem como a construção de "Casa-mãe-espera", a entrega de moto-ambilância ao Centro de Saúde de Lugenda, entre outros apoios.


Na mesma ocasião, deu a conhecer os feitos positivos das FDS juntamente com as forças amigas do Ruanda e da SADC em Cabo Delgado. Neste contexto, apelou a população a agudizar a vigilância contra terroristas, devendo denunciar prontamente às autoridades.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM