Massengele procede lançamento do Outubro Rosa

 


A Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, procedeu o lançamento do Outubro Rosa 2022 nesta quinta-feira (27/10) em Massangulo, Vila Sede do Distrito de Ngauma.


Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização internacional cujo objectivo principal é a sensibilização das mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama e do colo do útero.


Falando à população, Massengele, disse que em Niassa, nos últimos nove meses do presente ano, foram rastreadas 118.276 mulheres para o exame da mama, onde deste universo 985 foram diagnosticadas o cancro da mama, o que representa uma subida de 189 casos, quando comparado com igual período de 2021. 


“E no mesmo período, os dados referentes ao rastreio para o cancro do colo do útero, indicam que 1.870 foram diagnosticados num universo de 60.986 mulheres, o que representa uma positividade de 3.1%, ao nível do Niassa”.


A Chefe do Executivo do Niassa, chamou atenção a população para inverter o cenário, através do aumento de conhecimento das mulheres sobre os benefícios do rastreio do cancro do colo do útero e da mama, e não só.


A Governadora do Niassa, afirmou na ocasião que o seu executivo continuará a privilegiar acções de acompanhamento e, monitoria das actividades que poderão reduzir a mortalidade por cancro do colo do útero e da mama na Província do Niassa.


Esta ação em Niassa está alinhada ao actual Plano de Ação Global da ONU sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as metas ambiciosas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  das Nações Unidas para 2030, incluindo o ODS3 (boa saúde e bem-estar),  que cria um cenário de oportunidades para investir no combate ao cancro uma das principais DCNTs. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção