Criado Conselho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional na província do Niassa

 


A Província nortenha de moçambique, Niassa, criou recentemente o conselho provincial de segurança alimentar e nutricional. Este será um órgão multissectorial estabelecido, para promover e coordenar a tomada de decisões em matéria de segurança alimentar e Nutricional ao nível da província. 


Dinis Vilanculo, que dirigiu o acto, destacou que com a criação deste Conselho, pretende-se elevar o nível de coordenação da segurança alimentar e nutricional e reforçar a priorização desta área no topo da agenda do Governo.


O órgão criado, vai reunir semestralmente para debater o assunto de desnutrição com intuito de tirar a província de Niassa, do nível de desnutrição que se encontra.


Sandra Silva, representante da Directora Executiva do SETSAN em moçambique, testemunhou que  a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é o direito de todas as pessoas, a todo o momento, ao acesso físico, económico e sustentável a uma alimentação adequada para satisfazer as suas necessidades e preferências alimentares, em quantidade, qualidade e aceitável no contexto cultural, num ambiente de saneamento adequado, serviços e cuidados de saúde, permitindo uma vida saudável e activa.


Silva assegurou que tem a esperança de que a criação do COPSAN na província oferecerá oportunidades de reflexão e tomada de decisões, com vista a acelerar a redução dos índices de insegurança alimentar e desnutrição na Província.


Refira-se que com a criação do conselho na província de Niassa, o país completa o Nono Conselho, depois das Províncias de Cabo Delgado, Nampula, Sofala, Zambézia, Manica, Tete e Inhambane.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM