Governadora lança campanha de educação nutricional

 



Nesta segunda-feira, 17 de outubro, a governadora da província do Niassa, Elina Judite Massengele, efectuou o lançamento oficial da campanha de educação nutricional “Crescer Bem”. Neste âmbito, Massengele acredita que a província que dirige é rica em diversidade alimentar, o que deve ser explorado para que as pessoas cresçam bem e nutridas.


Segundo a Chefe do Executivo do Niassa, embora o conhecimento e a consciencialização sejam das mais importantes determinantes para a escolha dietética das pessoas, muitos determinantes sociais e comportamentais também afectam as suas escolhas. 


“Todos nós devemos dar ouvidos aos nossos extensionistas, aos nossos agentes polivalentes elementares, os nossos professores, porque estes estão treinados e doptados de capacidades para melhor aconselhar sobre cuidados com saúde da mulher, da criança e da família, bem como, cuidados com a diversidade da dieta para crescermos bem e bem nutridos”, disse Massengele.


Neste contexto e com vista a contribuir para melhorar o estado nutricional das famílias, o executivo do Niassa, abraça a iniciativa da Primeira Dama da República, através da implementação desta campanha a escala nacional. 


“A campanha de educação nutricional que hoje lançamos, serve como um apelo a uma maior consciência e solidariedade para assegurar o alcance dos compromissos provinciais, nacionais e globais assumidos pelo País, que visam a melhoria da segurança alimentar e nutricional até 2030,assegurando deste modo, que todas as pessoas, em especial crianças e mulheres, tenham alimentos adequados, de forma permanente e sustentável de acordo com os padrões nacional e internacionalmente aceites, em todas as fases da sua vida”, acrescentou Massengele.


No final a Governadora do Niassa convidou a todos os actores locais, a comunidade, a sociedade civil, o sector privado, as universidades, escolas, parceiros de desenvolvimento a trabalhar de forma integrada para uma província livre da fome e da desnutrição crónica.


É de referir que Niassa está com 43,3% de desnutrição crónica em crianças dos 0 aos 5 anos de idade, segundo o IOF 2020.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM