Reforçada fiscalização marítima no distrito de Lago no Niassa

 



Os profissionais ligados à área de fiscalização marítima no distrito de Lago, no Niassa, beneficiariam, na passada quarta-feira (31/08), de uma embarcação denominada “Chindongo” para reforço das acções de fiscalização lacustre nas águas do lago.


Ao proceder a entrega da embarcação, o Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, destacou que o meio vai promover a sustentabilidade do sector pesqueiro. Vai, igualmente, assegurar acções dos operadores de pesca à luz da legislação específica vigente no País. Anotou que tal prática, quer a nível nacional, assim como provincial, é uma actividade secular e tem garantido a segurança alimentar e nutricional de várias famílias.


O timoneiro da Província de Niassa acrescentou que o Governo define a fiscalização, para o sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, como uma das formas de garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Também, projetou que para uma boa sustentabilidade no sector de pesca, necessita-se uso de material recomendado para captura de espécies observando o período de veda para produção e ecundou que a pesca ilegal e o uso de artes nocivas constituem uma prática que coloca um enorme desafio à área da fiscalização que, neste caso, integra outros sectores do Governo, os quais, em conjunto, têm conseguido fazer face a esta problemática.


Contudo, o Governo julgou conveniente a aquisição da embarcação que foi testemunhada a entrega, com o intuito de controlar o uso de material nocivo e pesca no período de veda, bem como invasão pelas águas por parte dos pescadores estrangeiros.


Com a entrega da embarcação, eleva-se para quatro (04) o número de embarcações de fiscalização existentes na Província de Niassa, estando distribuídas da seguinte forma: uma (01) em Mecanhelas, uma (01) em Mandimba e duas (02) no Distrito do Lago.


Assim, Vilanculo adicionou que com a embarcação ora alocada, espera-se ver reforçada a fiscalização marítima e resposta rápida e pontual, aos diversos casos decorrentes da actividade pesqueira no Lago Niassa.


O Secretário de Estado, aproveitou o ensejo para apelar que o meio seja operacional na intensificação da fiscalização e, desse modo, prestar o seu contributo para uma exploração sustentável, concorrendo para a redução significativa dos índices da pesca ilegal. Igualmente, apelou aos fiscais de pesca para o bom uso da embarcação e que a mesma sirva, exclusivamente, para os fins segundo os quais a mesma foi adquirida e entregue.


De referir que “Chindongo”, designação a que a embarcação foi batizada, é nome de uma espécie aquática que se encontra naquele espaço lacustre.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM