Niassa celebra o dia mundial da luta contra a raiva

 



Sob lema “Saúde Única e Zero Mortes”, a Província do Niassa celebrou nesta quarta-feira (28/9) Dia Mundial de Luta Contra a Raiva.


O evento oficial foi dirigido pelo Director do Gabinete da Governadora, Mauro Pius, em representação da Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, que na ocasião instou a população para a necessidade de se precaverem contra a Raiva  transmitida, principalmente, por cães e gatos.


"A raiva ainda é um grave problema de Saúde em Moçambique no geral e na nossa província em particular, onde se estima que nos últimos cinco anos perderam a vida em Niassa, vítimas de raiva, cerca de 37 pessoas das quais 2 em 2021 e mais de 1.264 sofreram mordeduras por cães. Daí que a vacinação é o método preventivo mais eficaz, uma vez que a raiva não tem cura em humanos. Por isso, temos de redobrar os esforços para que até 2030 atinjamos a meta de eliminação total da raiva Humana transmitida por cães e gatos”, instou o dirigente na ocasião.


A Província do Niassa, conta actualmente com uma população planificada por vacinar de 17.207. Já foram vacinados contra Raiva 10.752 caninos e felinos até Setembro corrente, contra 10.119 do igual período do ano passado, representando um incremento de 6,3% e um grau de realização de 62,5% de cobertura. 


Para a Directora Provincial da Agricultura e Pescas, Mijóia Caetano, a celebração da data é pertinente e oportuna, pois a mesma serve para consciencializar a população sobre a prevenção da doença, que é, por um lado, 100% evitável se os animais forem vacinados e, por outro, 100% mortal se os animais não estiverem vacinados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM