Projecto MozNorte chega a Niassa



A Governadora da província do Niassa, Elina Judite Massengele, recebeu em audiência no passado sábado (2/4),  na Cidade de Lichinga, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o Fundo de Desenvolvinento da Economia Azul (ProAzul), representado pelo Administrador Executivo, Mateus Tembe.

O foco da audiência foi a implementação do Projeto de Resiliência Rural do Norte de Moçambique (PRRN) nas Províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa.

O projecto foi implementado pelo Governo de Moçambique através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, entidade coordenadora, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas  e o Ministério da Terra e Ambiente  juntamente com o Banco Mundial.

"O projecto inclui 4 componentes, nomeadamente, melhoria dos meios de subsistência nas comunidades-alvo, fortalecimento institucional para a gestão sustentável dos recursos naturais, gestão e coordenação do projeto e componente de resposta a emergências de contingência. 

"Objectivamente queremos os meios de vida através do desenvolvimento orientado para a comunidade, uma abordagem para o desenvolvimento local que visa promover a planificação e reforçar o controle sobre as decisões de investimento e gestão dos recursos por parte das comunidades e dos governos locais, através de subvenções aos distritos e comunidades", disse Momad Nemane, em representação do MADER.

"O esforço do projeto visa incrementar a contribuição do sector das pescas no produto interno bruto, através do empoderamento das comunidades pesqueiras artesanais por meio de subvenções às famílias e pequenas e médias empresas, provisão de infraestruturas pesqueiras, como é o caso de um desembargador em Metangula, apoio às políticas e licenciamento da pesca artesanal. Ainda em Niassa, a comunidade pesqueira vai beneficiar-se de pelo menos 10 missões de fiscalização da pesca terrestres e marítimas no Lago Niassa, bem como, de uma embarcação para apoio à fiscalização pesqueira no mesmo lago" - explicou Mateus Tembe.

Por sua vez a governadora do Niassa, congratulou e agradeceu a chegada do Projecto MozNorte à Niassa.

"O projecto está alinhado com a nossa visão de consolidação do desenvolvimento sustentável do Niassa, bem como, com a agenda do Presidente Filipe Nyusi de desenvolver Moçambique. A comunidade é o foco da nossa governação, e estas são muito práticas, é este aspecto, da praticidade, que se deve ter em conta na implementação deste projeto. Sejamos mais transparentes na gestão deste projeto, pois o resultado final deverá impactar positivamente na vida da população do Niassa" - recomendou a dirigente máxima da província do Niassa.

Importa referir que o CDD prevê beneficiar 300 comunidades a serem selecionadas nos 18 distritos abrangidos pelo projeto MozNorte nas três províncias.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM