Aprovada continuidade do Programa GOTAS


O Programa de Governação Transparente de Água e Saúde em curso desde 2014, entra a sua III fase com a expansão geográfica para os Distritos de Metarica e Mecanhelas.

Reunido na sua VII Sessão do Comité de Supervisão, encontro que juntou o Governo, ONGs, e financiadores, foram avançados novos dados para os próximos anos.

"O programa GoTAS constitui um importante Programa para a provisão de água e saneamento aos Distritos da nossa extensa Província onde o mesmo está implementado. Apesar das intervenções em curso, há muito por ser feito sobretudo para a consolidação dos ganhos e acima de tudo, maior comprometimento dos implementadores" - disse Mauro Pius, Director do Gabineteda Governadora do Niassa. 

O dirigente destacou o desempenho em 2021, onde foram realizadas diversas acções de abertura e manutenção de furos nos Distritos de Chimbunila, Lago, Mandimba, Lichinga e Sanga.

Foram entregues as Unidades Sanitárias de Meluluka (Lago), Nanssenhendje (Sanga), Mapako(Chimbunila), Meponda (Lichinga) e Mitande (Mandimba) que beneficiaram de ampliação.

Estas intervenções beneficiam nos cinco Distritos  cerca de 43.781 pessoas, das quais 22.000 mulheres, perfazendo um universo de 50,3%.

Em termos resultados, o programa abriu 62 furos de água dos 60 planificados, uma realização de cerca de 96,7%, sendo quatro através do Orçamento Geral do Estado.

Estas intervenções custaram cerca de 85.176.022,51 Mt primeira tranche de 714.000,00 USD o equivalente a 50.270.433,89Mt.

Para os sistemas solares nas Unidades Sanitárias reabilitadas pelo Projecto, foram disponibilizados 180.000 U$D adicionais.

"Foi aprovada a extensão da terceira fase até 30 de Junho próximo, num valor de 164.400 U$D. Enquanto isso, as instituições governamentais e os parceiros de implementação, deverão acelerar o fecho dos relatórios narrativos e financeiros, bem como a extensão territorial, o mais rápido possível, pois a terceira fase inicia a partir do dia 1 de Julho até 30 de Julho de 2026.

Os Distritos de baixa intensidade, nomeadamente, Chimbunila, Lago e Sanga onde o programa vai sair, devem garantir a sustentabilidade das fontes e os Distritos de alta intensidade, nomeadamente, Mecanhelas e Metarica é onde haverá muito trabalho de abertura de furos”, explicou o Oficial Sênior da Embaixada da Suíça, Fernando Pililão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM