Massengele dirige cermónia de celebração do dia mundial contra a malária em Nagúma


Ao se assinalar o dia mundial da luta contra a malária, sob o lema “construindo resiliência e equidade para acabar com a malária", a Governadora do Nissa, Elina Judite Massengele, deixou ficar nesta segunda-feira, 25 de abril,uma mensagem à população do Posto Administrativo de Massangulo, distrito de Ngaúma no âmbito da cerimônia de celebração da data.


Em Niassa, a prevalência da Malária é de 36%, onde os agregados mais pobres atestam índices mais elevados, demonstrando claramente a ligação entre a malária e a pobreza, que leva ao absentismo nas actividades produtivas diárias, compromete a frequência escolar e reduz a capacidade das crianças realizarem o seu potencial.


“Ainda na nossa Província, os dados em nossa posse, confirmam que no primeiro trimestre de 2021 foram notificados 155.198 casos contra 184.827 casos de Malária em 2022, representado um aumento de 19%, em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, no mesmo período em análise, houve um registo de óbitos de 41 contra 51, com uma evolução de 24%, com maior destaque para os Distritos de Lichinga, Cuamba, Metarica, Chimbunila, Marrupa e Nipepe” - Disse a Chefe do Executivo do Niassa. 


Uma vez que a Malária é uma doença que pode ser evitada e curada, o esforço para seu controlo ao nível Província do Niassa tem mostrado extraordinário sucesso nos últimos anos, pese embora ainda persistirem grandes desafios na frente. 


"Daí que o 25 de Abril, deve ser visto como um dia de reflexão e de chamada de atenção à todas forças vivas, para a necessidade de uma acção urgente para que a resposta global à malária seja retomada. É tempo de agir de forma conjunta, concertada e coordenada por formas a garantir de entre vários resultados a prevenção, diagnóstico e tratamento da Malária. Temos de construir Resiliência e equidade para acabar com a malária na nossa Província, pois o nosso maior valor é a vida" - afirmou a dirigente da província.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM