Sociedade Civil reconhece empenho do Governo de Niassa no combate ao HIV- SIDA
A Sociedade Civil da Província do Niassa, falava ontem, terça-feira, na sala de grandes eventos do IFAPA de Lichinga, no âmbito da comemoração do primeiro de dezembro, Dia Mundial de Conta Contra HIV e SIDA que se comemora em todo mundo.
Na mensagem alusiva a data, a sociedade civil disse que a comemoração desta data, deve servir de um momento de reflexão sobre a solidariedade e de luta contra o estigma e a discriminação de pessoas vivendo com a doença.
Importa referir que a sociedade civil afirma reconhecer os esforços que o Governo vem empreendendo na luta contra o HIV e SIDA, o que resulta no aumento de pessoas no tratamento antirretroviral nas unidades sanitárias.
A massa social da Província do Niassa, reitera o seu compromisso em continuar a combater a propagação da pandemia ao nível da província.
Na ocasião, Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa, presente no evento disse que a comemoração da data sob lema "solidariedade global, responsabilidade partilhada" é uma oportunidade para uma reflexão conjunta sobre o reforço da consciencialização global e partilhada sobre o HIV e SIDA, prestando a solidariedade para as populações infectadas e afectadas pela doença.
“As autoridades sanitárias da nossa Província do Niassa têm se reforçado no combate ao HIV e SIDA, daí os resultados do decréscimo do número de abandonos e óbitos pela doença, nomeadamente 84% e 88%, respectivamente" disse a timoneira da Província do NIASSA Elina Judite Massengele.
Niassa pretende alcançar a meta 90/90/90 para erradicação da pandemia até 2030.
Comentários
Enviar um comentário