Niassa: Atribuídos 182 títulos honoríficos e condecorações aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional

 

Celebrou-se no último sábado (3/02), o Dia dos Heróis Moçambicanos, data escolhida para homenagear todos aqueles que deram a sua juventude para lutar contra a ocupação colonial portuguesa ao nosso país. 


O evento foi dirigido por Lina Portugal, Secretária do Estado na Província do Niassa e testemunhado por Elina Judite Massengele, Governadora da Província de Niassa.


A Governadora Massengele, convidada a intervir na ocasião, afirmou que "celebramos a data em homenagem aos grandes feitos dos melhores filhos da nossa pátria amada, que sacrificaram as suas vidas, durante a Luta de Libertação Nacional, em prol da conquista da nossa Liberdade, Dignidade e Identidade Nacional.  Daí que a nossa expectativa é que este seja o momento de reflexão sobre a preservação do significado e sentido dos valores do legado do nossos heróis, de modo a que se possa transmitir as próximas gerações ".


Por sua vez a Secretária do Estado Lina Portugal no seu discurso de ocasião, afirmou que "é uma grande honra e motivo de renovado regozijo exaltar os feitos daquela geração. Neste contexto, a melhor forma de imortalizar os feitos dos nossos compatriotas tombados em várias frentes da luta pela edificação do Estado Moçambicano, passa pelo nosso engajamento proactivo, para fazer face aos desafios que nos colocam como Nação".


Em Niassa, as celebrações da data foram caracterizadas pela deposição de coroa de flores nos monumentos erguidos em memória dos heróis em Lichinga e culminou com cerimônia de atribuição de títulos honoríficos e condecorações à 182 combatentes da Luta de Libertação Nacional.


É de referir que celebrar do Dia dos Heróis é reconhecer e homenagear a coragem, sacrifício e dedicação daqueles que se destacam em actos extraordinários para o bem comum e o 3 de Fevereiro é o dia consagrado para honrar e lembrar os feitos heróicos que inspiram e fortalecem a sociedade moçambicana. 


A data coincide com a passagem do 55º Aniversário da morte de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e arquitecto da unidade nacional, ocorrido a 3 de Fevereiro de 1969, em Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM