Massengele aposta na alfabetização e escolarização da mulher

 




A população do Niassa está a crescer e pode atingir 2.3 milhões de habitantes. A informação foi revelada nesta terça-feira (11/07) na Sede do Distrito de Muembe, Província do Niassa, pela Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, aquando da celebração do Dia Mundial da População, que se assinalou sob o lema "Maximizar a Força da Igualdade de Género, Elevando a Voz da Mulher e da Rapariga para Capitalizar as Possibilidades Infinitas do nosso Mundo".


“Segundo a projecção do Censo de 2017, a Província do Niassa, este pode atingir cerca de 2.3 milhões de habitantes, dos quais 1.2 milhões são mulheres e destas, cerca de 853 mil são da zona rural, portanto, 52,1% destes habitantes são mulheres. Por isso que, o nosso desafio é nos focar na alfabetização da mulher e escolarização das raparigas na nossa Província, para que a meta 50/50 de paridade de género tenha significado a médio prazo", disse a Governadora do Niassa na ocasião.


Segundo a Chefe do Executivo do Niassa, para que esta meta seja alcançada, "é preciso que todos nós, desde o Governo do Distrito, as autoridades comunitárias, se apliquem na sensibilização das nossas comunidades para a maior valorização da mulher, para que ela continue a sua contribuição em todos os projectos de desenvolvimento da Província no geral e do Distrito em particular".


É de referir que alusivo a data, para além do comício de ocasião, houve uma marcha pela artéria principal da sede do distrito, exposição de produtos na feira agrária, oferta de enxovais ao bebés nascidos na maternidade local, ofertas de meios de compensação e prémios aos vencedores de competições futebolísticas, e ainda, visita ao Régulo Ntamila.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM