Cai o pano do Festival Literário do Niassa

 



A Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, procedeu na passada sexta-feira na Cidade de Lichinga, Província do Niassa, o discurso oficial de encerramento do Festival Literário do Niassa (FELINI), que juntou escritores, poetas e artistas de todas as Províncias do País em Lichinga.


Na ocasião, os dois órgãos de Governação Descentralizada Provincial, receberam diplomas de mérito literário em reconhecimento ao contributo que tem prestado para o desenvolvimento das artes e letras na província do Niassa.


Segundo a Governadora Massengele, o seu contributo não podia deixar de ser pois, a Província de Niassa é conhecida pelo seu mosaico histórico-cultural, sendo que o planalto de Lichinga o local de convergência destes diferentes povos e etnias de culturas diferentes, que fazem a província de Niassa.


“Daí a nossa saudação ao CEPAN, pela aposta acertada na organização deste FELINI,  um evento que, durante dois dias, aglutinou escritores, poetas, académicos para uma interacção em torno da literatura, arte, cultura e da ciência”, disse Massengele.


O CEPAN, através do FELINI mostrou um compromisso forte para com a construção, preservação da Paz e o desenvolvimento de Moçambique, através da aglutinação de jovens escritores e poetas com a intenção de esculpir em forma de poesia, conto e outros géneros literários.


A Governadora do Niassa, disse ainda que a sua presença no evento é um sinal inequívoco do seu apoio a visão do Festival Literário do Niassa pois, a realização deste evento, reflecte a preocupação do CEP em desenvolver e reforçar a moçambicanidade através da promoção, valorização e preservação da identidade nacional.


O Festival Literário do Niassa foi organizado por ocasião dos 20 anos do CEPAN - Clube de Escritores, Poetas e Amigos do Niassa sob o lema "CEPAN – 20 anos retratando Niassa através da literatura” e com o tema “percurso e afirmação da escrita niassense no mapa literário moçambicano, reconstruindo a paz, coesão social e resiliência comunitária nas comunidades”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM