Governadora do Niassa testemunha lançamento do livro do escritor Domingos Escrever Qualquer

 



O escritor e poeta Domingos Escrever Qualquer, lançou na passada sexta-feira, (7/07), na Cidade de Lichinga, Província do Niassa, a sua obra intitulada “O infinito obscuro - uma viagem desalmada”, que retrata um pouco mais sobre a sua vivência e imaginação durante o tempo que viveu na Província de Niassa.


A cerimónia contou com a presença da Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele e da Secretária do Estado na Província do Niassa, Lina Maria da Silva Portugal.


Na ocasião a Governadora Judite Massengele afirmou que a obra “traz-nos vários temas sociais para uma reflexão, como por exemplo, a questão do infinito, como um lugar em que todos iremos chegar. Como o mesmo diz, num dos seus poemas, passo a citar, <<Essa é uma viagem enigmática, mas todos chegaremos para esse fim>>”.


Aliás, para a dirigente , o livro configura-se pertinente por trazer a identidade, usando as línguas o Ciyaawo, Ciyanja, onde procura trazer uma diversidade literária com base na linguagem local, dando enfase a nova forma de fazer poesia e lutando contra as amarras ao classicismo.


“Sem estar explícito, a obra, também, enaltece a heroicidade nacional da epopeia da luta de libertação nacional, aliás, uma forma leve de transmitir o legado da nossa independência para as novas gerações. Em suma, Niassa ganhou aqui mais um homem de letras capaz de impulsionar a nossa cultura no ramo literário, juntando a muitos outros poetas já existentes no Niassa para poderem curar as almas em depressão”,  concluiu a dirigente na ocasião.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM