Vilanculo exige aos funcionários e agentes do Estado a distanciar-se da corrupção

O Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, exige aos funcionários e agentes do Estado, a distanciar-se de práticas que consubstanciam a corrupção.

Dinis Vilanculo, fez este repto no ginásio do Instituto de Formação dos Professores Belmiro Obadias Muianga (IFP-BOM), na cidade de Cuamba, por ocasião da passagem do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado na passada quinta-feira.

Vilanculo, sublinhou que a prática da corrupção prejudica as instituições democráticas, retarda o desenvolvimento económico e contribui para a instabilidade política e social.

Adicionou que a corrupção corrói as bases das instituições, distorcendo processos eleitorais, minando o Estado de direito e, por sua vez, causa o afastamento de investidores e desestimula a criação de empresas no País.

Como consequência, o governo central criou o Gabinete Central de Combate à Corrupção, órgão especializado do Ministério Público, para a prevenção e combate aos crimes de corrupção, peculato e concussão, competente para coordenar acções e implementar estratégias de prevenção e repressão dos crimes de corrupção. 

A celebração desta data, refere Vilanculo, “joga um papel muito fundamental, para consciencializar os servidores públicos em particular e a sociedade em geral, sobre os malefícios da corrupção no Mundo”.

Por sua vez, o procurador-chefe provincial da Procuradoria-Geral da República, no Niassa, José Santos, solicitou, na ocasião, a criação do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.

Em resposta, o chefe máximo da província, assegurou estar para breve, a criação do referido Gabinete no Niassa.“Seu Direito, Seu Papel. Diga Não à Corrupção”, é o lema escolhido para a comemoração, este ano, do Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM