“Professores devem ser os primeiros educadores” - insta Dinis Vilanculo



O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta aos 287 professores recém-graduados a serem os primeiros educadores da sociedade.

Dinis Vilanculo, falava na manhã desta segunda-feira, no aeroclube de Lichinga, quando dirigia a 14ª cerimónia de graduação de professores e educadores de adultos, sendo a primeira que acontece no novo figurino de governação em curso no País.

Trata-se de graduados formados pelo Instituto de Formação de Professores (IFP) de Lichinga, no Niassa, em matéria de metodologias de ensino no nível primário do Sistema Nacional de Educação (SNE), cuja duração da formação foi de um ano, através do modelo vulgarmente conhecido por 10ª+1.

Vilanculo, aproveitou o ensejo para sensibilizar os recém-graduados a serem um exemplo brilhante no exercício das suas funções, educando e formando a sociedade com a qualidade que se espera.

O governante, sublinhou que os esforços que o governo e outros actores vêm desenvolvendo no País, em geral, e, na província, em particular, assentes na formação do capital humano, só poderão encontrar plena realização se Moçambique estiver em Paz e sem espectro de guerra que vem assombrando o bem-estar e desenvolvimento económico e social.

Entretanto, em mensagem conjunta apresentada na ocasião, os graduados comprometeram-se em pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, visando contribuir na redução dos níveis de analfabetismo e, outrossim, na melhoria da qualidade de ensino na província, em particular, e, no País, em geral. Apontaram, por outro lado, que serão, no exercício da sua actividade docente, professores íntegros, zelosos, reflectivos e proactivos.

De entre os 287 graduados esta segunda-feira pelo Instituto de Formação de Professores de Lichinga, 150 são de sexo feminino.

De referir que a formação de professores de nível primário, através do modelo 10ª+1, que o governo de Moçambique tem vindo a apostar, nos últimos anos, visa, essencialmente, minorar o rácio aluno-professor e melhorar a qualidade de ensino, sobretudo, nas classes iniciais.

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