“O IICN deve procurar ideias que concorram para garantir o seu auto-sustento” – Dinis Vilancul

 

O Secretário do Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta a direcção do Instituto Industrial e Comercial de Ngungunhane de Lichinga, a procurar ideias que concorram para o auto-sustento da instituição. Dinis Vilanculo

lançou este repto na manhã da última quarta-feira, no decurso de uma reunião realizada no ginásio do Instituto Industrial e Comercial de Ngungunhane, envolvendo funcionários do Serviço Provincial de Assuntos Sociais e a direcção do ensino técnico.

Na ronda da sua visita de trabalho ao Instituto Comercial e Industrial Ngungunhane, Vilanculo foi confrontado com enormes dificuldades, com destaque para a falta de fundos para suportar as despesas decorrentes do pagamento de energia eléctrica, visando assegurar o normal funcionamento do instituto.

Uma vez que o instituto possui oficina para reparação de viaturas, equipado de material de ponta e serralharia, o chefe máximo da província instou a direcção do instituto a criar ideias que estimulem a autossustentabilidade daquela instituição.

“Devem sentar e criar ideias para auto-sustento da instituição, começando por publicitar os vossos serviços”, vincou Vilanculo.

Por sua vez, Domingos Ali, director daquele estabelecimento de ensino técnico-profissional, garantiu sentar com o colectivo, para desenhar ideias conducentes a sustentabilidade do instituto sob a sua direcção, com enfoque para a componente da corrente eléctrica, mesmo com a existência de grandes máquinas que consomem quantidades enormes de corrente eléctrica.

Aliás, Domingos Ali, apontou a falta de criação, ou seja, aprovação de UGBs para o seu funcionamento, o que, no seu entender, facilitaria em larga medida o normal funcionamento do estabelecimento de ensino técnico-profissional.

Uma das questões que preocupou o timoneiro da província, foi a falta de divulgação dos locais históricos, monumentos, entre outros. Contudo, Lissete Dinala, directora dos Serviços Provinciais dos Assuntos Sociais, intervindo na ocasião, assegurou ao chefe máximo que está em curso a viabilização de um projecto que junta profissionais do ARPAC, SPAS e outros, uma iniciativa que visa a divulgação do potencial histórico e cultural dos mesmos locais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção