"SUSTENTA" vai impulsionar o desenvolvimento nas comunidades do Niassa
O programa Nacional de integração da agricultura familiar em cadeias de valor produtivo denominado “SUSTENTA” vai impulsionar o Desenvolvimento das Comunidades na Província de Niassa.
Niassa, Província mais extensa do país com terras virgens e super fertís, vai conhecer um aumento da produção e a produtividade agrícola, uma vez que o “SUSTENTA” vai melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, através da promoção de agricultura sustentável.
O programa prevê o estímulo de investimento privado dentro das oportunidades que as cadeias de valores culturas estratégicas irão proporcionar. Ainda prevê pacotes de estímulo ao sector privado para investimento na agricultura assim como a viabilização de linhas de financiamento de créditos bonificados no modo de parceria público-privado e a inclusão do sistema financeiro comercial para o efeito.
Esta abordagem, será acompanhada de uma assistência técnica dedicada a implantação e gestão do negócio na fase de desenvolvimento nos campos de produção e o sector agro-industrial.
Com essas enormes oportunidades, esta claro que os produtores, irão ter um trabalho resiliente e contribuir significadamente no desenvolvimento das comunidades locais.
Ernesto Max Tonela, Ministro dos Recursos Minerais e energia que digiriu as cerimónias na Província de Niassa, enfatizou que uma vez que esta província tem uma vasta extensão de terras arravéis e produtores experientes, vai contribuir significadamente para o aumento da produção e produtividade.
Max Tonela, apontou gergelim, soja, feijões, milho, macadamia, girassol e produtos de hortícolas para prioridades de produção cuja o mercado esta à vista. Para tal o Governo pretende incrementar extencionistas para fazer faces as técnicas de produção das culturas. Garantiu igualmente, que com o “SUSTENTA” o Governo espera até no final quinquénio 2020-2024, gerar opotunidades de emprego nas comunidades entre jovens e adultos para trazer outra visão encorajadora na área agricola.
Comentários
Enviar um comentário