Comunidades do distrito de Mecula recebem 20% da taxa de exploração dos recursos florestais

 


Os vinte por cento da taxa de exploração de recursos florestais, alocados às comunidades de Mussoma, Mungano e Chama Cha Maendeleo em Matondovela, no distrito de Mecula, no âmbito da responsabilidade das empresas envolvidas, devem impulsionar o desenvolvimento das comunidades daquele quadrante e da província de Niassa, no geral.

Canalizados recentemente mais de 2.115.622,00 meticais para as referidas três comunidades do distrito de Mecula, valor do qual os beneficiários propõem-se em resolver, prioritariamente, as preocupações candentes, como a abertura de novos furos de água, a construção da casa “mãe-espera”, entre várias necessidades consideradas pontuais pelos populares. 

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que testemunhou as cerimónias de entrega dos valores, através de cheques gigantes, realçou que o acto surge como resposta do governo face à preocupação dos 20 por cento da taxa de exploração florestal, não só, mas também é fruto de exploração dos recursos naturais dos gestores das coutadas.

Dirigindo-se aos beneficiários e os presentes, Vilanculo, desmembrou que o valor recebido, deve ser aplicado para o interesse das comunidades.

“Isso significa que passa por uma planificação desses valores, sentar e planificar o que é que devem fazer com os 20%, não é para distribuição, devem responder às necessidades prioritárias da nossa comunidade; não podem dividir, quer dizer, não usar para necessidades pessoais” - salientou Vilanculo.

Aqui, o governante da província de Niassa, usufruiu da oportunidade para sensibilizar às colectividades a serem vigilantes, colaborando com as autoridades policiais, em relação às pessoas de má conduta e proveniência duvidosa, por formas a não permitir a instalação definitiva dos terroristas que atacaram, nos finais do ano passado, aquela circunscrição geográfica.

Importa salientar que o Secretário de Estado na Província, testemunhou a entrega dos valores monetários resultantes da responsabilidade social das empresas, no quadro da sua visita de trabalho de um dia ao distrito de Mecula, realizada recentemente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM