Moçambique entre as três melhores no concurso internacional para desenho de ventiladores


A equipa de jovens engenheiros e técnicos médios moçambicana denominada Team United for Better World, foi classificadas entre as três melhores no concurso para concepção do desenho de um ventilador simples, não-invasivo, prático e fácil de se reproduzir, como resposta para apoiar no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), através do Programa Field Ready, que contou com a participação de estudantes do Gana.

A iniciativa pretende desafiar as competências dos estudantes moçambicanos e do Gana para conceberem uma solução local e de baixo custo que beneficie os moçambicanos afetados pela COVID-19.

Com um total de 109 protótipo no início do concurso, sendo 34 ventiladores em Moçambique e 75 no Gana, as 16 equipas compostas por 56 engenheiros e técnicos médios de ambos os sexos, assumiram o desafio, sendo 6 equipas sediadas em Moçambique e 10 do Gana.

Com os concorrentes em casa sob restrições devido à pandemia do COVID 19, o pelouro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique viu a oportunidade de potenciar os talentos dos atuais e antigos alunos para produzir soluções em face ao novo Coronavírus.

Para o efeito, a Field Ready contratou 25 especialistas em engenharia e ciência de todo o mundo como mentores de equipas e juízes, para o apuramento final que teve lugar no dia 29 de abril passado. O painel de peritos era composto por figuras de destaque do Governo, Indústria e Academia de oito países e incluiu equipas de projetos de ventiladores do M.I.T E-Vent, Virgin Orbit, Texas A&M e Universidade de California Irvine Bridge Ventilator, Universidade de Cranfield e Georgia Tech Bag Valve Mask (BVM), ventilador da EPCM Holding, ventilador Kahanu e ventilador de OxiGEN da SEAT.

Os membros do júri procuravam projetos que equilibrassem a excelência da engenharia com aplicabilidade médica e praticidade de fabrico. O painel de peritos enalteceu a qualidade e engenho dos desenhos apresentados, o qual resultou na classificação da Team Marvel da República do Gana e em terceiro lugar foi a Team United for Better World de Moçambique, composta por Victório Rafique, Lina Chiziane, Helder Mouzinho e Elias Pereira.

Actualmenete, as equipas de Moçambique e de Gana estão a colaborar entre sí para melhorar o design do protótipo vencedor, que usa um motor para controlar um cinto retractor que comprime um saco insuflável, sendo que a Siemens baseada na República da Africa do Sul, está, em parceria com a Field Ready a trabalhar com a equipa vencedora no melhoramento do design e no fabrico de um protótipo.

O membro do júri, Professor Leon Williams, Director do Centro de Design Competitivo (C4D) da Universidade de Cranfield disse: " Este é um grande exemplo de uma comunidade de engenharia de design que se reúne para criar uma inovação para o bem social. É importante celebrar a importância do design e da inovação. Estes jovens profissionais propuseram grandes ideias, demonstrando engenharia coletiva e criatividade. O padrão dos desenhos foi excepcional. Estes jovens demonstraram realmente o que pode ser alcançado através do trabalho colaborativo e da utilização das suas competências em engenharia para resolver um desafio real e premente. Parabéns a todos os envolvidos."

Por sua vez, o Coordenador do Programa Field Ready em Moçambique, Gilberto Botas referiu que: "Estamos muito orgulhosos dos resultados de todas as equipas do Concurso da Field Ready sobre Ventiladores, que foram concluídas num tempo recorde de apenas três semanas.".

O concurso está a ser gerido pelo Getfield Field Ready Ltd, sob os auspícios e colaboração do MCTESTP. A Getenergy Field Ready Ltd opera programas de empregabilidade em Moçambique, Gana e Nigéria para licenciados e técnicos médios em engenharia que harmonizam as competências aprendidas nas universidades, institutos técnicos e as competências, conhecimentos e comportamentos exigidos pelas empresas.

Composição da Equipe de Júris

Dr Marti Pons, Médico de Cuidados Intensivos Pediátricos, Hospital Infantil SJD Barcelona, Espanha
Sebastiano Segantin, Director de Manutenção, Eni Gana e&p
Prof. Leon Williams, Professor de Inovação Liderada pelo Design e Chefe do Centro de Design Criativo e Competitivo, Universidade de Cranfield, Reino Unido
Dr. Kai Matthes, Prof.Associado em Anestesia Perioperatória, Departamento de Anestesiologia, Perioperatório e Medicina da Dor, Hospital Infantil de Boston, e Professor Associado de Anestesia, Harvard Medical School - EUA
Shakti Shaligram, Director de Projetos, Edgerton Center, Massachusetts Institute of Technology (M.I.T)
Michael Detienne, Research Associate, Space Nanotechnology Laboratory, Massachusetts Institute of Technology (M.I.T)
Jeffrey Hayashida, Engenheiro Mecânico, Google - USA
Dr Nathan Grower, Registo de Cuidados Intensivos e Anestesista, NHS - UK
Dr Yasser Aljabi, Registrador Sénior de Especialidade Ortopédica - Alemanha
Prof. Athanasios Kolios, Professor de Gestão de Riscos e Ativos da Universidade de Strathclyde, Reino Unido
Dr Govind Rajan, Professor de Ciências da Saúde, Anestesiologia e Cuidados Perioperatórios da Universidade da Califórnia - EUA
Prof. Tryphon T. Georgiou, Ilustre Professor de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Califórnia- USA
Lawrence Adu-Gyamfi, Engenheiro Sénior de Instalação, TechnipFMC, Ghana
Francisco Augusto, Director Sénior, Operações de Produção, Sasol, Moçambique
Prof. Najmedin Meshkati, Professor de Engenharia Civil/Ambiental e Engenharia Industrial e de sistemas, Universidade do Sul da Califórnia- USA
Prof. Yannis C. Yortsos é o Reitor da USC Viterbi School of Engineering e da Zohrab Kaprielian Chair in Engineering, Universidade do Sul da Califórnia- USA
Daniel Taylor, Diretor de Energia, África do Sul e Oriental, Siemens - África do Sul
Rogerio Samo Gudo, Presidente da Associação Industrial de Moçambique (AIMO) - Moçambique
Trista Kallis-Ferrera, Director, Serviços de Cuidados Respiratórios, UC Irvine Health - EUA
Prof. Matthew Brenner, Diretor Interino, Instituto Laser Beckman e Professor Clínico, Medicina Pulmonar e Crítica de Cuidados, Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina da UC Irvine- USA
William Sell, Proprietário, Engenharia Caltmore - EUA
Peter How, Engenheiro Mecânico, Não Revelado -USA
Dr. Justin Baker, Médico Estagiário Básico, Flinders Medical Centre, Adelaide - Austrália
Tom Cowan, CEO, EPCM Holdings - África do Sul
Olin Lagon, Fundador e CTO, Energia Shifted – EUA

Observadores:
Korkor Ohene-Gyan, Performance Ambiental e Social, Tullow Ghana Ltd.
Benjamim Langa, Diretor Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM