Amélia Nakhare aponta diálogo franco e sincero como base relação saudável entre funcionários e a estrutura máxima da AT



A Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), Amélia Nakhare apontou o diálogo franco e sincero como um dos principais pilares  conducentes a um bom relacionamento entre os funcionários e a estrutura máxia da instituição.Naquilo que foi o segundo e último dia de trabalho na província de Niassa, Nakhare, igualmente reteirou que só o recurso a esta prática irá garantir o cumprimento cabal da grande responsabilidade e privilégio que os funcionários tem, de trazer a independência económica para o País.

Nakhare fez esses pronunciamentos no decurso da reunião com funcionários oriundos de todas as instâncias adistritas à Delegação Provincial da AT-Niassa. No mesmo foram abordados aspectos de vária índole, com particular destaque para a Gestão de Recursos Humanos.

Nesta componente, coube ao Director Geral dos Serviços Comuns, Venâncio Francisco, dar o pontapé de saída, dando uma explicação exaustiva sobre os contornos dos processos de progressões e promoções que, como se sabe, tem sido uma das grandes preocupações dos funcionários, nos últimos dias.

Na ocasião, Franciso tranquilizou a todos nos seguintes termos: "os problemas de estagnação que se verificam desde 2011, estão a ser resolvidos, sendo que, neste momento, já avançamos com o ajustamento de escalões, em quase todas categorias e aguardamos a aprovação da Resolução 22/2018, que vem responder a questão de promoções". "Acreditamos que,  com este instrumento aprovado, a questão de promoções poderá ser ultrapassado, tendo em conta  os critérios propostos(o    nível académico e tempo de serviço) ".

O Director Geral dos Serviços Comuns, sector que lida com Recursos Humanos na instituição, falou, igualmente, das acções em curso, para minimizar os problemas ligados ao  alojamento dos funcionários, meios circulantes, uniformes, implementação efectiva do Fundo Social, entre outras matérias da área sob sua égide.

Retomando a palavra, a Presidente da AT, com um semblante visivelmente chocado, lamentou a elevada taxa de mortalidade que tem se verificado no  quinquénio prestes a findar, sobretudo na área aduaneira.

"Não existe maior preocupação que eu tenha que não seja a taxa de mortalidade dos funcionários aduaneiros. Estamos a perder muitos e bons quadros. A nossa saúde está  acima de tudo. Não há nenhum dirigente que fica satisfeito por estar a perder seus funcionários ", lamentou.

Continuando, Nakhare exortou aos funcionários a terem cuidados com a saúde, através de adopção de bons hábitos tais como: visita anual ao médico,  prática de exercícios físicos, alimentação regrada, entre outros.

Numa outra abordagem, Amélia Nakhare, mostrou-se indignada pelo facto de se recorrer às redes sociais para tratar assuntos que apoquentam aos funcionários, abandonando os princípios de boa convivência, próprias de uma família (sentar e dialogar, no caso em que haja problema).        
 Colegas, temos que reclamar sim, mas nos termos da Lei", rematou.

Refira-se que na  reunião, houve uma interacção enérgica entre funcionários e a direcção máxima, sendo que a mesma terminou com compromisso de ambas partes de tudo fazerem, para o bem da instituição e para o desenvolvimento do país.

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