Niassa acolhe II Comité Interministerial do Projecto ZEPA

 


Foi realizado na passada sexta-feira (08/12), na cidade de Lichinga, o II Comité Interministerial do Projecto Zona Especial de Processamento Agro-Industrial (ZEPA) sob direção de Ludovina Bernardo, Vice-Ministra da Indústria e Comércio.


ZEPA é um Projecto do Governo de Moçambique, com duração de 5 anos (2022-2026) e com um custo estimado em 47 milhões de dólares financiados maioritariamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no qual na fase 1, o Projecto focaliza as suas acções na Província do Niassa e abrange 4 Distritos da Província da Zambézia.


O Projecto ZEPA tem como objectivo melhorar a produção  e produtividade agrícola e o desenvolvimento do agronegócio com enfoque nas cadeias de valor da soja, gergelim, macadâmia, batata, trigo feijão, milho, algodão e frangos.


De salientar que este Projecto representa o compromisso do Governo de Moçambique  na materialização do Programa Quinquenal do Governo, enquadrado na Prioridade II do PQG 2020-2024, que visa impulsionar o crescimento Económico, a Produtividade e a Geração de Emprego.


Trata-se de um encontro alargado aos Administradores e Directores dos Serviços Distritais de Actividades Económicas e ainda, junta grandes individualidades e dirigentes das Províncias do Norte do País (Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa).


Na intervenção, Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província de Niassa fez menção das potencialidades que a Província dispõe com mais destaque os recursos naturais e energéticos e ainda espera a materialização deste almejável projecto.


O evento teve lugar depois de uma audiência tida na tarde de quinta-feira, no Gabinete de  Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província do Niassa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção