Niassa acolhe II Comité Interministerial do Projecto ZEPA
Foi realizado na passada sexta-feira (08/12), na cidade de Lichinga, o II Comité Interministerial do Projecto Zona Especial de Processamento Agro-Industrial (ZEPA) sob direção de Ludovina Bernardo, Vice-Ministra da Indústria e Comércio.
ZEPA é um Projecto do Governo de Moçambique, com duração de 5 anos (2022-2026) e com um custo estimado em 47 milhões de dólares financiados maioritariamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no qual na fase 1, o Projecto focaliza as suas acções na Província do Niassa e abrange 4 Distritos da Província da Zambézia.
O Projecto ZEPA tem como objectivo melhorar a produção e produtividade agrícola e o desenvolvimento do agronegócio com enfoque nas cadeias de valor da soja, gergelim, macadâmia, batata, trigo feijão, milho, algodão e frangos.
De salientar que este Projecto representa o compromisso do Governo de Moçambique na materialização do Programa Quinquenal do Governo, enquadrado na Prioridade II do PQG 2020-2024, que visa impulsionar o crescimento Económico, a Produtividade e a Geração de Emprego.
Trata-se de um encontro alargado aos Administradores e Directores dos Serviços Distritais de Actividades Económicas e ainda, junta grandes individualidades e dirigentes das Províncias do Norte do País (Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa).
Na intervenção, Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província de Niassa fez menção das potencialidades que a Província dispõe com mais destaque os recursos naturais e energéticos e ainda espera a materialização deste almejável projecto.
O evento teve lugar depois de uma audiência tida na tarde de quinta-feira, no Gabinete de Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província do Niassa.
Comentários
Enviar um comentário