Massengele satisfeita com a capacidade de resposta do FIPAG

 



A monitoria do grau de implementação das medidas de mitigação da situação de cólera na Cidade de Lichinga, constituiu o ponto central da visita que a Governadora Elina Judite Massengele, realizou ao sector de abastecimento de água em Lichinga, FIPAG, no dia 20 de Janeiro.


Aquando do balanço da visita efectuada, a dirigente mostrou-se satisfeita com o desempenho do sector e a sua capacidade de resposta face a eclosão da cólera na Cidade de Lichinga e instou para que o sector continue com a proactividade apresentada diante dos desafios impostos, quer pela demanda populacional ou pela eclosão da cólera na província do Niassa.


“Realizamos a visita num momento em que Lichinga está assolada pela doença da cólera. Estamos satisfeitos com a capacidade de resposta apresentada pelo sector, apesar do período crítico que se encontra. É por isso que, encorajamos ao FIPAG e a ARA Norte, como provedores e gestores do serviço de abastecimento de água, a prosseguirem com as acções de resposta aos desafios da cólera, pois a água é o principal meio de prevenção da doença. Que se use este momento de crise para melhorar o desempenho, incrementando a capacidade de produção, aumento das horas de abastecimento, extensão da rede, diminuindo, deste modo, o risco de consumo de água imprópria por parte do cidadão”, disse a Governadora na ocasião.


Por sua vez o Director do FIPAG,  Emerson Manuel Chembene, afirmou que o sistema de abastecimento de água está a operar a 48% da sua capacidade óptima e a taxa de cobertura, neste momento situa-se na ordem de 24%. 


"É neste cenário que estamos a implementar medidas com vista a mitigar os impactos negativos da cólera. Em termos concretos, aumentamos uma hora de distribuição de água para as zonas com elevados casos de cólera, iniciamos com a campanha de sensibilização porta a porta e envio de SMS aos Clientes, através das nossas plataformas, sobre as medidas de combate; reajustamos o plano de colecta das amostras de água, com maior atenção nos pontos com casos confirmados e estamos a usar camiões cisternas para garantir o abastecimento de água tratada em zonas com casos confirmados, mas sem cobertura do sistema principal da rede pública, fazemos estas ações em parceria com  o município e outros", fez saber o Diretor do FIPAG.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM